O poder do óleo essencial de Hortelã Pimenta

A aromaterapia é uma forma de fortalecer o corpo e a mente contra as mais diversas doenças e está ganhando cada vez mais espaço no mercado devido às suas inúmeras vantagens. Dentre os diversos óleos essenciais utilizados, está o de Hortelã Pimenta. Este é um óleo muito especial e bastante famoso, já que é usado desde a antiguidade. Sua grande importância está no fato de que ele atende a muitas enfermidades ao mesmo tempo, além de possuir um aroma muito agradável e refrescante. óleo essencial hortelã pimenta

Benefícios

O óleo essencial de Hortelã Pimenta traz benefícios tanto para o corpo, quanto para a mente. No corpo, ele tem uma grande capacidade de aliviar dores de cabeça, principalmente aquelas causadas por tensões e estresses. Também pode ser utilizado no início de crises de enxaqueca, para auxiliar no alívio dessas terríveis dores. Graças a esse seu notável poder analgésico, ele também é capaz de amenizar dores musculares e articulares, além de acalmar torcicolos. Os problemas estomacais e intestinais também podem ser tratados com o óleo essencial de Hortelã Pimenta, pois ele relaxa os músculos digestivos, auxiliando em todo o processo de digestão, além de ajudar na expulsão de gases do intestino e estômago, aliviando cólicas intestinais. Possui também propriedades antissépticas e antiespasmódicas, o que o torna poderoso contra as doenças respiratórias, melhorando tosses, sinusites, bronquites e gerando aquele alívio tão desejado nos congestionamentos nasais. Já na área psicológica, suas propriedades terapêuticas também são muito potentes. Os efeitos do óleo essencial de Hortelã Pimenta são conhecidos como calmantes, ajudando em casos de estresse e grandes ansiedades. Por ter esse poder tranquilizante natural, também costuma ser muito utilizado por pessoas que estejam passando por crises de depressão ou exaustão mental. Também é muito usado por quem está estudando para uma prova importante ou por aqueles que trabalham muito com a mente, já que o óleo essencial de Hortelã Pimenta tem fortes propriedades que estimulam o estado de alerta mental. Melhora a agilidade mental, a concentração e a clareza do pensamento. Também é excelente para aqueles momentos do dia em que bate uma preguiça ou sonolência, pois ele combate a sensação de letargia. Por isso, quando estiver com dificuldades de concentração ou precisar realizar uma tarefa que exija grande atenção, experimente colocar este óleo essencial em um vaporizador no local onde você está. Além do aroma muito agradável, você começará a se sentir mais disposto e com a capacidade de concentração aflorada.

Como utilizar

O óleo essencial de Hortelã Pimenta pode ser utilizado de diversas formas. Você pode misturá-lo a uma base vegetal (como óleo de girassol, semente de uva, amêndoas, entre outros) e desfrutar de seus efeitos calmantes através de uma relaxante massagem, por exemplo. Também é possível adicionar algumas gotas a uma banheira com água morna e tomar um banho aromatizado muito revigorante. Escalda pés e banhos de assento também podem ser realizados com algumas gotinhas do óleo essencial. Outra forma bastante recomendada é utilizá-lo através de um difusor, após misturar um pouco do óleo essencial com água. Os difusores espalham a essência pelo ar e são muito vantajosos, já que você pode fazer uso deles enquanto realiza outras tarefas, diferentemente de quando se utiliza o óleo em massagens ou banhos. Se o difusor escolhido for o ultrassônico, as vantagens são maiores ainda: os difusores ultrassônicos funcionam através de um vapor frio, o que faz com que o óleo essencial permaneça no ar durante várias horas. Eles são portáteis, portanto, podem te fazer companhia em todos os cômodos da casa, beneficiando também todas as pessoas que estiverem no ambiente. Você pode levá-lo até mesmo para o trabalho, para melhorar sua concentração e afastar o estresse ou para que todos no escritório possam sentir os bons resultados da aromaterapia. A ideia tem grande aprovação em empresas, pois além de todos os benefícios para a saúde, é sempre muito agradável estar em um ambiente com um aroma gostoso e refrescante como o da Hortelã Pimenta.

Contraindicações

Apesar de ser uma excelente opção de terapia para a maior parte das pessoas, o óleo de Hortelã Pimenta possui algumas pequenas contraindicações. Fique atento antes de utilizá-lo. Gestantes não devem fazer uso do óleo, assim como bebês e crianças pequenas de até dois anos e meio de idade, pois podem possuir sensibilidades a suas propriedades. Também não é aconselhável o uso para pessoas que já tiveram casos de epilepsia, convulsões ou ataques asmáticos. Se decidir fazer inalações com o rosto próximo ao vapor do óleo essencial é muito importante manter os olhos fechados durante todo o processo, já que este óleo pode ser dermoagressivo para a mucosa ocular. Tomando esses cuidados básicos, você poderá usufruir de todas as vantagens do óleo essencial de Hortelã Pimenta tranquilamente. Em pouco tempo, notará grandes diferenças em sua vida, tanto para a saúde física, quanto para a sua mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *